Quais habilidades e competências seu filho
desenvolve ao fazer um curso de robótica?
Vários conteúdos apresentados
em sala de aula podem ser detalhados no curso de Robótica. Se o aluno estiver
aprendendo, por exemplo, noções de força, movimento e aceleração, poderá ver o
que isso realmente significa como isso se resolve - para uma estrutura ganhar
estabilidade, por exemplo, o que é necessário fazer, como se chega à solução e
por aí vai. Na aula de Robótica, a criança manuseia, constrói, vê o que dá
errado e o que dá certo, por que é preciso tanto parafuso para colocar nesta ou
naquela peça etc. A prática esmiuçando a teoria.
Na aula de Robótica, o aluno
terá de usar o raciocínio lógico, o pensamento, a atenção, o poder de
concentração e a observação na medida em que lhe é exigido uma atitude a
respeito do que está em construção. Que peças deverá usar, quais movimentos
será obrigado a fazer para chegar a um objetivo etc. - tudo é motivo de reflexão
e tomada de decisão para cumprir a meta estabelecida entre alunos e professor,
qual seja, construir.
Em Robótica, o aluno é
desafiado a todo instante a criar. Ele terá de encontrar soluções para os
problemas que surgem incessantemente durante a aula, desde aqueles de ordem
prática - que tipo de parafuso é preciso usar para prender um determinado
material - aos mais complexos, caso da estrutura adequada para suportar o
balanço de uma gangorra, por exemplo. O estímulo à criação faz com que a
criança aprenda, na prática, a se virar, encontrando novas funções para objetos
comuns, tradicionais. Avaliações rígidas cedem lugar à atitude flexível, algo
cada vez mais exigido na vida em sociedade. Porque quem tem jogo de cintura
sobrevive melhor no mundo de hoje.
O aluno de Robótica trabalha as
mãos e os olhos o tempo inteiro. São dezenas de peças separadas por tamanho,
cor e função - para chegar a essa classificação, ele tem de desenvolver um
método de organização, cada material armazenado em um local específico etc. Até
o mais desastrado aluno é obrigado a aprender, nesse tipo de atividade, a
organizar de modo a ser capaz de realizar suas tarefas. Robótica, assim, ajuda
no desenvolvimento da coordenação motora necessária até mesmo para segurar o
lápis em fase de alfabetização. Ou seja: aprimora o rendimento escolar- algo
fundamental para a evolução do indivíduo,
Antes de realizar um projeto, é
preciso definir o que se pretende alcançar, fazer uma seleção do material
necessário e pensar nas condições para a sua realização, levando em conta o
tempo, o espaço e os recursos disponíveis. A aula de Robótica tem essa
característica, a de desenvolver o sentido de realidade, das suas
possibilidades e dos seus limites. Ela obriga a pensar antes de se deixar levar
por uma fantasia, um desejo. O professor sempre atua como mediador, ele
legitima a possibilidade e dá condição para a criança refletir sobre a
viabilidade ou não do projeto que tem em mente.
Na aula de Robótica, os
projetos podem ser criados a partir das ideias e histórias dos alunos. Vamos
imaginar que a criança montou algo parecido com um cachorro, o que fez outra
construir uma espécie de elefante. Foi o suficiente para o grupo demonstrar interesse
de criar um zoológico - que poderá ser executado sob a orientação do professor.
A inventividade é assim estimulada de modo a testar se o que existe e tem graça
no mundo do imaginário pode se tornar real - ou não.
Para realizar uma tarefa de
Robótica, cada aluno é incentivado a trocar experiências-projetos são quase
sempre realizados em pequenos grupos, fortalecendo as relações interpessoais, o
respeito ao trabalho e às ideias do outro e às atitudes de cooperação e de
generosidade mútua. Nem sempre é cor de rosa o mundo contido na aula de
Robótica - trata-se de um aprendizado, onde acontece a competição, a
rivalidade, mesmo entre os de pouca idade. Entretanto, as crianças são
estimulas a construir em grupo, desenvolvendo a percepção sobre a função do
colega, de como ele pode ensinar algo importante para a realização de uma
tarefa. Afinal, em equipe, todos têm possibilidades diferentes, mas todos podem
sobressair.
Muitas vezes o projeto de
Robótica foi idealizado de um modo que não funciona - e o orientador deve estar
ao lado para dar apoio ante o erro. O aluno aprende desde cedo a lidar com os
próprios limites, a conviver com a frustração - ele logo entende que continua a
ser aceito e amado, mesmo se o que chegou a propor não funciona - afinal, o
importante é participar e lutar para aprender. Ao transmitir confiança em si
mesmo, o professor ajuda o aluno a lidar com os desafios inerentes ao processo
de aprendizagem e convívio social.
O projeto de Robótica é
normalmente pensado em fases que exigem tarefas resolvidas uma depois da outra
- em consequência, o resultado demora em ser obtido, nunca acontece de
imediato. É um projeto que começa simples, mas pode se tornar complexo à medida
que novas aprendizagens são incorporadas. Faz-se necessário ter disciplina e
paciência para controlar a ansiedade e esperar a passagem do tempo - o tempo
certo para alcançar a evolução. Há fases realmente chatas que colocam à prova a
capacidade de perseverar durante a aula - e que precisam ser vivenciadas por
quem deseja realmente aprender.
No curso de Robótica, o aluno
ganha a percepção do próprio processo de aprendizagem (meta-cognição). Bem
orientado, ele consegue perceber quais são os grandes desafios, assim como os
caminhos e os recursos que têm à disposição para ter êxito nas tarefas. Ele
aprende a se perguntar por que não deu certo o que tentou fazer - e a encontrar
resposta para cada um dos seus erros. Ele se habitua a pensar sobre o próprio
desempenho - e a vibrar com o que se mostra capaz de conquistar.
A
Robótica Educacional consiste em um ambiente de aprendizagem que reúne
materiais de diversos tipos, compostos por peças e mecanismos de diferentes
funções e possibilidades, engrenagens, motores e sensores controláveis por
computador e softwares que permitam programar, de alguma forma, o funcionamento
dos modelos montados. Dentro do curso, o aluno é desafiado a observar,
abstrair, raciocinar e inventar, explorando sua capacidade de criação.
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Início dia 05 de setembro as 13h30 ou sábado as
08h.
Turmas em
Blumenau:
Segunda-feira -Turma
Vespertina: Das 13h30 as 17h30 - Início em 05 de setembro
Sábado - Turma matutina:
Das 08h00 as 12h00 - Inicio em 10 de setembro
Valores: Uma entrada mais três
parcelas de R$80,00 ou valor a vista de R$270,00
Confira no link abaixo uma reportagem vinculada
esta semana sobre a robótica no SESI de Brasilia.

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