sexta-feira, 29 de abril de 2016

HUMANIZAR PARA ALCANÇAR – A comunicação interna como instrumento de construção

É velha a discussão que tenta enquadrar – e rotular – a comunicação interna e suas diferenças para o endomarketing.  Há divagações e até algumas ideias bem estruturadas, mas superficialmente, sem querer entrar no mérito da discussão (sinceramente, comunicação é comunicação, o pessoal gosta de inventar neologismo para cobrar mais cara a consultoria!) a comunicação interna tem um caráter informativo para seu público interno e até mesmo um viés administrativo (embora também haja a comunicação administrativa propriamente dita, para aquelas companhias que compartimentalizam bastante seus canais) e o endomarketing é o discurso com o qual a organização quer se “vender” para o público interno, ou seja, como sugere o nome, tem mais “marketing” no speach.

Mas…, seja comunicação A, B, ou C; intra, supra, exo, endomarketing ou qualquer outro neologismo para troca de informação, a embalagem é o que menos importa, se o conteúdo não for adequado.  É bacana demais uma newsletter toda transadinha.  Mas qual a mensagem RE-LE-VAN-TE ela carrega?  O que a comunicação da sua organização transmite para o seu empregado, colaborador, funcionário ou qualquer outro eufemismo da moda, que vá torná-lo melhor para si e para sua família?  Não podemos querer que a comunicação organizacional somente “favoreça” o universo corporativo.

A empresa que olha para si para falar do mundo dá um passo importante na transformação das vidas daquele círculo, mas a que olha para o mundo para falar de si é capaz de mudar comportamentos, ampliar horizontes na vida dos seus.

No diálogo com nossos pares temos de olhar para os CPFs como protagonistas de suas próprias histórias e não apenas um conjunto que forma o CNPJ .  A organização humana é solidária, fomenta as potencialidades do indivíduo, porque entende que não precisa prendê-lo a todo custo uma vez que oferece as melhores condições para o seu desenvolvimento.  E quando isso não puder mais ocorrer, que o liberte para novos voos, incríveis desafios fora da nave-mãe.  Se todas as companhias pensarem dessa forma, haverá profissionais sempre disponíveis – e dispostos – para todos os cargos em todo lugar.

Melhor do que disparar um sem número de informações para o seu público-alvo interno, é enviar as mensagens que podem realmente contribuir para a felicidade de cada um, seja no âmbito corporativo, seja no campo pessoal.  Carinho, respeito, compaixão são ingredientes cujo excesso não faz mal a ninguém.  Não é difícil, é só entender que quem lê nossas palavras são HUMANOS, como nós.


Humanize já!

Fonte: http://ekoeducacaocorporativa.com.br/humanizar-para-alcancar-a-comunicacao-interna-como-instrumento-de-construcao/ 

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Coteminas - Significado do Trabalho

A Coteminas e o SESI têm uma parceria firmada há longos e proveitosos anos, em vários produtos do SESI e com a Educação Corporativa não é diferente. Nesse ano a empresa optou por fazer o Curso Significado do Trabalho para todos seus colaboradores.

O curso iniciou no final de março com todos os supervisores, para que fossem realizados os alinhamentos estratégicos e contextualizar os assuntos abordados com a realidade da empresa.

Durante o curso, os supervisores participaram de muitas reflexões sobre o trabalho e o seu significado, desmistificando a ideia de trabalho como castigo ou punição e percebendo que ele pode ser visto como fonte de autorrealização e satisfação pessoal.

As dinâmicas utilizadas reforçaram a ideia da organização como uma engrenagem, onde todas as funções são muito importantes e relevantes. E diante disso, a necessidade de como profissionais desenvolvermos algumas competências como saber ouvir, ser assertivos, organizados, dispostos a aprender, inovar e trabalhar em equipe.

O curso segue sendo realizado agora com os demais colaboradores e o retorno tem sido bastante positivo como o apontado pela colaboradora Lilian. Ela reforçou que “aprendeu muitas coisas com o curso e destacou que participar desse treinamento fará a diferença na vida de muitos”.

 A ideia é que todos saiam do curso mais inspirados, motivados e valorizando sua própria vida e tudo o que tem de bom nelas. Afinal, muitas vezes agimos como menciona  Shakespeare: “Sofremos demais pelo pouco que nos falta e alegramo-nos pouco pelo muito que temos”.


Dinâmica dos balões

Dinâmica "Todos juntos somos fortes"

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Treinamento de CIPA – Metisa

Nos dias 11, 12 e 13/04 foi realizado o treinamento de CIPA na Metisa em Timbó.

Foram 19 colaboradores eleitos e indicados que passaram pelo treinamento com o objetivo de desenvolver atividades voltadas a prevenção de acidentes de trabalho e para a proteção à saúde dos colaboradores diante do riscos existentes no local de trabalho.


Realizado de forma participativa, o treinamento contou com atividades vivenciais aonde o grupo teve a oportunidade de trazer a realidade da empresa, tornando o treinamento mais dinâmico e efetivo!

O grupo aproveitou o momento para aderir à campanha contra o mosquito Aedes Aegypti

sábado, 9 de abril de 2016

Desenvolvimento de Lideranças - Timbó

"O jeito que eu encontrei foi achar pessoas que fossem verdadeiras superestrelas na empresa, engenheiros simplesmente fanáticos, trazê-los à minha sala e dizer: 'Você é um superastro em sua função atual. Seu chefe te ama. Você vai ter um sucesso incrível na Apple se continuar em sua função atual, fazendo o que quer fazer. Eu tenho outra proposta para você, outra opção. Estamos começando um novo projeto. É tão secreto que eu não posso nem te contar o que é...'. Aí, surpreendentemente, algumas pessoas extremamente talentosas aceitavam o desafio. Foi assim que eu montei a equipe do iPhone.”
Scott Forstall

“Inspirar líderes a descobrir potenciais em cada indivíduo e ter "A Equipe" de sucesso é o que nos move, é o que nos encanta. Por isso escolhemos a brilhante tarefa de Desenvolver Lideranças, e assim, contribuir para o fortalecimento das indústrias.” Fala das consultoras Mayara Montibeler Gottardo e Morgana dos Santos Schramm.

Com este propósito, iniciamos em 05 de abril a primeira turma aberta de Desenvolvimento de Lideranças na cidade de Timbó.  Em nosso primeiro encontro falamos daquilo que nos inspira e como as lideranças podem inspirar suas pessoas, alinhamos expectativas sobre o desenvolvimento do trabalho e sensibilizamos as lideranças para a importância do desenvolvimento de competências comportamentais e inteligência emocional para a melhoria dos resultados.

Sugerimos assistir o vídeo para inspirar: https://www.youtube.com/watch?v=x48N0AyFT1c


Neste mês também teremos início de uma turma aberta em Blumenau, no dia 18 de abril. Interessados entrar em contato pelos fones: (47) 3231 5206 ou 3231 5210; e-mail: educacaosesiblumenau@fiesc.com.br